carta de apresentação para emprego

Carta de apresentação para emprego. É importante? Como a devo fazer?

As cartas de apresentação são uma boa oportunidade para se diferenciar dos outros candidatos nas candidaturas a empregos. Saiba mais sobre a carta de apresentação para emprego ao ler este artigo.

O que é uma carta de apresentação para emprego?

A carta de apresentação é, acima de tudo, um documento escrito pelo candidato, enviado juntamente com o currículo vitae, quando se está a candidatar a um emprego. Funciona portanto como uma apresentação dos seus objetivos, motivações, qualificações e competências para a vaga de emprego. A carta tem assim objetivos diversos, permite diferenciar dos restantes candidatos, despertar a atenção do recrutador e ser convocado para uma primeira entrevista. Além disso, é uma excelente oportunidade para causar uma primeira boa impressão.

Pode enviar a carta na resposta a uma vaga de emprego específica, mas também é muito útil nas candidaturas expontâneas, para enviar juntamente com o CV.

Como elaborar a carta de apresentação para emprego?

Em primeiro lugar, antes de a elaborar necessita de preparar cuidadosamente quais os vários tópicos que deve abordar na sua carta, e também a forma como os deve abordar.

Tenha em conta o destinatário

Por outro lado, muitas vezes o mais óbvio é esquecido no processo de elaboração do documento. Portanto, nunca se esqueça de qual é o destinatário da sua carta de apresentação, tenha isso em conta. Por exemplo, caso o recrutador seja uma empresa jovem e/ou uma start-up deverá utilizar uma linguagem mais simples e direta. Mas se o recrutador for uma empresa de um tipo mais formal, por exemplo, como um banco ou instituição financeira, então o tom deverá ser mais formal, alinhado com a cultura conhecida da empresa a que se está a candidatar.

Seja relevante e objetivo

Acima de tudo, ninguém tem muito tempo para despender em grandes e extensas cartas de apresentação. Conte portanto com apenas 1 ou 2 minutos de atenção do recrutador para ler a sua carta. Assim, é importante ser breve e sucinto, mas acima de tudo, colocar apenas conteúdo relevante para o contexto da candidatura, de uma forma o mais objetiva possível. Por fim, não escreva mais do que uma página A4.

Não utilize sempre a mesma carta

PAinda mais, as ofertas de emprego relevantes para o nosso perfil, são difíceis de concretizar em entrevistas. Assim, a quantidade de cartas e CVs enviados pode ser elevada e a tendência para enviar sempre a mesma carta de apresentação, por defeito, em todas as candidaturas é considerável. Esta não é uma boa prática. Pode realmente poupar tempo no processo mas está a diminuir as suas probabilidades de sucesso. O ideial é ter uma carta base comum, mas adaptá-la sempre para cada destinatário ou oportunidade de emprego. Assim, aumenta o contexto da carta e a probabilidade de chamar a atenção.

Destaque as suas qualidades profissionais

Ao escrever a carta, destaque portanto sempre as suas qualidades mais relevantes para a função a que se está a candidatar. Todos nós somos, de certa forma, polivantes e temos várias competências e qualidades diferentes, para cada ocasião. Por exemplo, se estiver a candidatar-se a uma função comercial, será mais importante referenciar qualidades de persuação, comunicação, negociação, etc.. do que destacar qualidades ou competências analíticas, programação, artes visuais ou outras.

Reveja a ortografia

Acima de tudo, antes de enviar a carta, reveja sempre, com muito cuidado, a ortografia e a gramática do texto. Em outras palavras, os erros de ortografia numa candidatura a uma oferta de emprego causam uma péssima primeira impressão, e são um convite para o recrutador já nem ler o CV. Portanto, reveja sempre o texto sempre 2 ou 3 vezes e passe pelo corretor ortográfico do editor de texto. Por fim, proceda aos ajustes e correções necessárias.

Recursos gratuitos para a carta de apresentação para emprego

Por outro lado, conheça os recursos gratuitos que disponibilizam diversos modelos e tipos de cartas de apresentação, para os mais diversos objetivos.

Em primeiro lugar, uma boa referência e bom ponto de partida são os Templates do Office, onde tem disponíveis vários modelos de Currículos e cartas de apresentação.

Além disso, a Adobe Express também tem uma página com Modelos de cartas de apresentação gratuitos e editáveis com um aspecto gráfico mais original e distinto.

Por fim, a Canvas também tem disponíveis para download 33 modelos de Cartas de Apresentação, de diversos formatos e aparências.

Exemplos tipos de carta de apresentação para emprego

Por último, apresentamos de seguida diversos exemplos tipo de cartas de apresentação, para algumas das funções com mais procura de emprego atualmente. Esperamos que lhe seja muito útil.

Exemplo carta de apresentação para empregoGestor Comercial

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

É com muito interesse que me candidato à vaga de sales account executive na (nome da empresa). A minha experiência de mais de 10 anos na ______ confere-me as competências necessárias para exercer a função de forma exemplar e ajudar a equipa e a empresa a atingir os seus objetivos enquanto ______.

De entre as minhas conquistas, destaco:

  • O crescimento da base de clientes em ____% nos primeiros ___meses, com papel ativo na negociação das condições das principais novas contas captadas;
  • A gestão e monitorização de contas representativas de uma faturação anual de _____, no período compreendido entre ___ e _____.

O meu percurso profissional e formação on-the-job permitiu-me desenvolver uma série de competências, incluindo a negociação e planeamento, a capacidade de construir e monitorizar orçamentos, fazer reporting de vendas, e sugerir e implementar formas inovadoras de aumentar vendas e melhorar a experiência do cliente. Nesta última vertente, destaco ____ e _____.  Estas capacidades têm-me permitido atingir / ultrapassar objetivos de forma consistente.

Por fim, refiro a minha formação académica na _____ em ______ e a minha paixão por vendas e pela excelência na performance. Acompanho a (empresa a que se candidata) e a estratégia que tem vindo a seguir na área de _____ com muito interesse.

É, pois, com enorme entusiasmo que integraria a equipa de vendas e a vossa organização, contribuindo para o seu sucesso com a minha dedicação, empenho e competências comerciais exemplares.

Anexo o meu curriculum vitae onde pode encontrar, com maior detalhe, a descrição das minhas competências e dos objetivos que tenho conseguido alcançar com o meu trabalho. Fico a aguardar uma oportunidade para discutirmos como o meu background permite satisfazer os vossos objetivos e necessidades.

Atentamente,

Assinatura

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para empregoGestor de projeto

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

É com enorme gosto que me candidato à vaga de gestor de projeto. A minha experiência de (n.º de anos) em empresas como a ____ e a ______, permitiram-me desenvolver as competências necessárias para poder acrescentar valor à equipa de projetos da (nome da empresa).

Com efeito, entre (data de início) e (data de fim) trabalhei na (empresa x) onde destaco os projetos de _______ e de ________, dos quais fui responsável. Em ambos, o objetivo último consistia no aumento das vendas da plataforma online.

Durante esse tempo, desenvolvi as ferramentas de _____ e de _______, que permitiram um melhor conhecimento do comportamento do cliente e, assim, encontrar as formas de enriquecer a sua experiência online. Em complemento, participei no desenho de uma aplicação de realidade aumentada para os nossos clientes, que se veio a revelar um enorme sucesso (a fundamentar).

Estes foram projetos muito desafiantes, mas também extremamente enriquecedores. Através deles ganhei também competências transversais, de organização, planeamento, resolução de problemas complexos, interação e empatia com diferentes equipas.

É esta a proposta de valor que apresento à (nome da empresa), experiência e provas dadas, sentido de compromisso, missão e lealdade. Este é o meu track record que pretendo aplicar nos projetos da (nome da empresa) da forma mais eficiente, em tempo e recursos.

Muito obrigado pela atenção dispensada à minha candidatura. Aguardo ansiosamente um futuro contacto.

Atentamente,

(nome)

Assinatura

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para empregoConsultor financeiro

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

Candidato-me à função de Consultor Financeiro na (nome da empresa). Possuo experiência profissional relevante para o cargo, bem como uma licenciatura em _____ e um mestrado em _____. Recentemente concluí ainda um MBA em ______.

Atualmente sou consultor da (nome da empresa) na qual presto assessoria em transações, contratos e negociações para parcerias estratégicas. Possuo uma excelente capacidade de comunicação, oral e escrita, bem como proficiência profissional em inglês e espanhol.

Sou orientado para o detalhe, aspeto fundamental em qualquer negociação, seja para o fecho de um negócio de venda, fornecimento ou parceria estratégica. Estas características, a par de um percurso de aprendizagem de técnicas de negociação, têm-me permitido concluir acordos com ótimos resultados para a empresa, no domínio de______ e de ______ .

É com enorme entusiasmo que aguardo uma oportunidade para poder partilhar estas competências, certo de que as mesmas constituirão uma mais-valia para a empresa.

Estou disponível para uma reunião presencial, em data da sua conveniência e agradeço, desde já, toda a atenção dispensada à minha candidatura.

Cumprimentos,

Assinatura

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para empregoprimeiro emprego

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

O meu nome é (primeiro nome) e pretendo demonstrar-lhe o meu forte interesse na vaga de ______. Em _____ concluí o meu mestrado em____ na Universidade de _____ em (país/cidade, se aplicável).

Entre____ e ____fiz um estágio em_____ na empresa _____ em (país/cidade), onde aprendi e desenvolvi competências na área de______. Ao mesmo tempo, aproveitei para estudar (a língua importante, por exemplo, no contexto da empresa), obtendo o nível ____.

Dado o projeto de expansão da (nome da empresa) para _____, a minha formação direcionada para _____e o meu entendimento sobre a cultura e língua (identificar país) serão ativos relevantes na vossa estrutura. Além disso, o meu perfil de ____e de ____ constituirão um importante contributo para a equipa de_____.

Anexo o meu curriculum vitae e o (link para o meu portfolio, se aplicável). Aguardo, com entusiasmo um contacto para uma futura entrevista.

Atentamente,

(nome)

Assinatura

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para empregoAssistente executiva / secretariado

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

Candidato-me à vaga de assistente executiva com mais de 15 anos de experiência em secretariado e apoio administrativo. Atualmente sou secretária executiva na (nome da empresa), sendo da minha responsabilidade a gestão da agenda diária do CEO da empresa, o atendimento das chamadas telefónicas, o agendamento de reuniões, apresentações e todo e qualquer documento necessário ao dia-a-dia do CEO.

Sou extremamente organizada e pormenorizada nas minhas tarefas diárias, sou capaz de trabalhar num ambiente acelerado e multi-tasking.

Conseguir gerir múltiplos compromissos de alguém como um CEO é das tarefas mais desafiantes do dia-a-dia. Já recebi diversos elogios quanto à minha capacidade de lidar eficientemente com múltiplas tarefas, pelo que anexo duas recomendações de empresas onde desempenhei idênticas funções.

O meu nível de dedicação será certamente uma mais-valia para a (nome da empresa) e para a pessoa que acompanharei, cumprindo todos os requisitos necessários enquanto Assistente Executiva. Estou certa de que possuo as competências e experiência que procuram.

Agradeço toda a atenção dispensada, ficando a aguardar, com entusiasmo, a possibilidade de uma entrevista onde poderei detalhar como constituirei uma mais-valia para a função em apreço.

Atentamente,

Assinatura

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para emprego Assistente para clínica / consultório

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

Como assistente especializada, é com muito gosto e entusiasmo que me candidato à vaga de assistente para o novo consultório da (nome da entidade), a abrir em zona / área / região / cidade.

A minha experiência adequa-se aos requisitos pretendidos para a função, em particular a desempenhada atualmente na (nome da clínica / unidade / consultório), estando convicta de que constituirei um ativo relevante na vossa equipa de assistentes e na vossa organização.

Com mais de 10 anos de experiência como assistente clínica, sou altamente qualificada no registo, gestão e conservação dos dados de pacientes, nas regras de faturação às diferentes entidades e seguradoras e na utilização das respetivas plataformas.

Pela natureza da atividade, destaco, como não menos importante, a minha excelente capacidade de lidar com pacientes, de prestar auxílio, de os ouvir e atender as suas necessidades em cada visita.

Anexo o meu CV, onde pode consultar toda a minha experiência, habilitações, competências pessoais e organizacionais. Aguardo com expectativa um contacto para uma entrevista onde possa melhor fundamentar como poderei constituir uma mais-valia para a (nome da entidade).

Sem mais de momento, apresento os meus melhores cumprimentos,

(nome)

Assinatura

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para empregoCustomer service specialist

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

Foi com muito interesse que tomei conhecimento da vossa oferta para a vaga de customer service specialist. A minha carreira profissional e qualificações adequam-se aos requisitos pretendidos para a função. Sou customer support manager na (nome da empresa) tendo passado anteriormente pelas funções de assistente, durante ____ (x anos). Todo o processo de aprendizagem por que passei constituirão, certamente, uma mais-valia para a área de serviço ao cliente da (nome da empresa).

Com uma experiência acumulada de (x anos) na satisfação do cliente, tornei-me proficiente na gestão e resolução de problemas, em lidar com questões administrativas relacionadas com clientes e em promover eficazmente novos produtos e serviços. Destaco tarefas como:

  • Processamento e registo de vendas, devoluções e trocas;
  • Análise de dados estatísticos para preparação de reportings;
  • Aconselhamento ao cliente na escolha do produto e serviço mais adequado;
  • Manutenção de elevados níveis de satisfação e retenção;
  • Desenvolvimento de novas estratégias de fidelização;
  • Gestão de equipas.

Possuo mestrado em ____ tendo o tema da tese sido______. Possuo formação complementar obtida no / na ______ em ____ , pelo que sou utilizador proficiente dos sistemas de ___ e de ____ que são utilizados na vossa empresa.

Vejo com enorme entusiasmo a possibilidade de contribuir com o meu know-how e experiência para o conhecimento do cliente, sua satisfação, follow-up, serviço e objetivos de produtividade e eficiência.

Anexo o meu curriculum vitae detalhado e agradeço a atenção dispensada a esta candidatura.

Com os melhores cumprimentos,

Assinatura

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Exemplo carta de apresentação para emprego Gestor de redes sociais

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

É com enorme gosto que me candidato à vaga de gestor de redes sociais na (nome da empresa). Sou blogger e profissional na área de redes sociais com 6 anos de experiência. Possuo licenciatura em Marketing da Universidade ______, mestrado em Marketing Estratégico da ____e uma pós-graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos obtida na ______.

Enquanto blogger freelancer, mantenho o meu blog, gerindo e produzindo diariamente conteúdos de _____e fazendo a sua promoção através das redes sociais Instagram e Facebook. Disponho ainda de outros canais de promoção através de marcas e profissionais de relações públicas, faço a gestão dos espaços de publicidade e de opinião com os seguidores do blog.

Possuo uma capacidade excelente de gestão de tempo, de organização e de realização de múltiplas tarefas em simultâneo. Sou responsável por tudo o que implica a gestão de diversas contas de social media, o blog e a necessária e eficiente interação entre todos. Conto com ____ seguidores no Instagram, ______ no Facebook e ______ no blog. As receitas globais obtidas nos diferentes canais ascendem a _____ traduzindo um crescimento de _____% desde o lançamento do blog.

É a minha paixão pelas redes sociais, as minhas competências de comunicação e de como lidar com situações complexas, que fazem de mim o ativo certo para a gestão das vossas contas de social media.

Seria um enorme gosto poder enfrentar este novo desafio, colocando as minhas competências de gestor de redes sociais ao serviço da (nome da empresa). Estou convicto de que o meu perfil constitui um match perfeito para as vossas necessidades. Aguardo ansiosamente um contacto para uma futura conversa.

Atentamente,

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail, conta Instagram, conta facebook, endereço do blog)

Exemplo carta de apresentação para empregoEspecialista SEO

Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____, 

Candidato-me à vaga de SEO Specialist na (nome da empresa) que despertou o meu interesse, pela vasta experiência e competências profissionais e organizacionais que posso oferecer à equipa de _____.

Na minha ocupação atual, SEO da _____, faço a gestão de diversos projetos de clientes visando a otimização do seu retorno em publicidade, desempenho de keywords, tráfego e reporting. Ao longo do tempo venho desenvolvendo competências na área de complex problem solving e de comunicação com o cliente. Estou habituado e poderei trabalhar de forma independente e com pouca supervisão.

A carteira de clientes é muita significativa, com uma taxa de captação, no último ano, de ____% e de retenção de ___% nos últimos 3 anos. A taxa de satisfação ronda os ___%. Os indicadores apresentados evidenciam o objetivo último do meu trabalho, o de maximização dos resultados dos clientes com a sua máxima satisfação, ou seja, máximo e melhor serviço. É o que pretendo fazer enquanto SEO da (nome da empresa), contribuindo assim para o seu caminho de sucesso.

Por fim, destaco que conheço particularmente bem vários programas de terceiros, designadamente o ________e o ______, sendo também facilmente adaptável a novos programas.

Anexo o meu CV e duas cartas de recomendação. Estou naturalmente disponível para uma conversa onde possamos discutir, em detalhe, todas as necessidades da (nome da empresa) e da função de SEO.

Atentamente,

Assinatura

(nome)

(LinkedIn, telefone, e-mail)

Além da carta de apresentação, saiba mais sobre os processos de recrutamento e seleção, temos dicas que o podem ajudar.

Conheça também outros artigos de emprego que podem ser do seu interesse. Por fim, acompanhe as ofertas de emprego mais recentes na nossa página de Facebook.

Scroll to Top