emprego portugal para brasileiros

Emprego em Portugal para brasileiros. Como trabalhar em Portugal?

Como ajudar a ter emprego Portugal para brasileiros? Explicamos tudo neste artigo.

Os estrangeiros residentes em Portugal têm aumentado todos os anos. Por exemplo, no final de 2021 eram cerca de 700 mil pessoas. Nesse ínterim, cerca de 30% dos estrangeiros eram brasileiros. A população brasileira residente em Portugal é a que mais tem crescido nos últimos anos. Assim, praticamente duplicou nos últimos 5 anos. Em 2018 haviam 105.423 brasileiros registados em Portugal. Além disso, em 2022 esse número cresceu para 211.958. Assim, prevê-se que continue a aumentar de forma gradual. Conheça melhor como ter emprego Portugal para brasileiros.

Em primeiro lugar, há muitos motivos para os brasileiros escolherem Portugal, como destino de imigração. A língua e o clima são dos principais factores. A qualidade da educação, laços de família que já estejam em Portugal. Por fim, a possibilidade de se naturalizar português e a segurança. Este último tem-se afirmado como o principal motivo, nos últimos anos, como resultado das piores condições económicas.

Assim, emprego Portugal para brasileiros para melhores condições de vida é o objetivo de muitos brasileiros. Neste texto identificamos 6 etapas os ajudar nesse sentido!

Emprego Portugal para brasileiros

1 – Passaporte

O passaporte é essencial para o brasileiro viajar para Portugal. Afinal, é o documento que identifica o viajante nos outros países. Se ainda não o tem, peça-o já enquanto está no Brasil. A validade deste documento é de 10 anos. Contudo, verifique se a data de validade não acaba antes da data prevista de retorno para o Brasil. Afinal de contas, o ideal é que, quando vai trabalhar para Portugal, o passaporte ainda tenha pelo menos 2 anos de validade.

Ao mesmo tempo, peça também a certidão de antecedentes criminais no Brasil. Pois este documento vai ser necessário para solicitar a autorização de residência em Portugal (etapa 6). Contudo, tenha em atenção que esta certidão tem apenas a validade de 90 dias.

2 – Emprego Portugal para brasileiros

Enquanto ainda está no Brasil, trate de procurar e encontrar um emprego em Portugal. O objetivo é conseguir um contrato de trabalho ou uma promessa de trabalho, uma vez que este documento é essencial para conseguir obter o visto de trabalho.

Nesse sentido, comece por procurar emprego no Empregos Hoje.

3 – Visto de trabalho

Para emprego Portugal para brasileiros há vários tipos de vistos de trabalho. Pois eles dependem do objetivo e tipo de imigrante brasileiro. Portanto, cada tipo de visto tem requisitos especificos.

Se ainda estiver no Brasil, então deve solicitar o visto no Centro de Solicitação de Visto mais próximo. Pode optar pelo visto temporário para trabalhos inferiores a 12 meses. Ou então, opte pelo visto de residência para o caso de trabalho superior a 12 meses.

Se já estiver em Portugal, então deve agendar a sua deslocação ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). No SEF pode também solicitar a autorização para residência em Portugal, para trabalho com dispensa de visto, se ainda não tiver o contrato de trabalho.

Os tipos de visto para emprego Portugal para brasileiros são:

  • Visto D7 – Visto de Rendimento ou Aposentado (para brasileiros que estão aposentados ou que possuem algum rendimento no Brasil)
  • Visto D1 – Vistos de trabalho subordinado ou independente (para quem deseja trabalhar de forma autônoma em Portugal ou possua contrato de trabalho com uma empresa portuguesa)
  • Visto D3 – Trabalho Altamente Qualificado (destinado a atividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado, doutorados ou em tecnologias de informação)
  • Visto D2 – Emigrantes Empreendedores (destinado a quem tenha efetuado operações de investimento, ou que comprove possuir meios financeiros disponíveis em Portugal)
  • Visto D4 – Visto de Estudantes (destinado a brasileiros que tenham carta de aceitação de uma instituição de ensino portuguesa)

Apesar de tudo, não é possível trabalhar em Portugal com visto de turista.

Por último, para solicitar os vistos, pode encontrar mais informação e os documentos necessários no portal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

4 – Finanças, Segurança Social e Saúde

Para morar e trabalhar em Portugal é essencial ter o NIF (Número de Identificação Fiscal). Todavia, este número deverá ser pedido nos primeiros dias em Portugal. Para pedir o NIF, é necessário ir a um balcão de atendimento das Finanças. Contudo, para o efeito, tem de agendar a deslocação pelo telefone 217 206 707. Mais informações aqui.

Além disso, outro número imprescindível é o NISS (Número de Identicação na Segurança Social). Nesse sentido, para pedir o NISS tem de telefonar para o 210 548 888 ou 300 088 888 para agendar a deslocação à Segurança Social. Mais informações aqui. A Segurança Social serve para receber proteção social (ex: receber subsídios) e para fazer, de forma automática, as suas contribuições.

Portugal tem um SNS (Serviço Nacional de Saúde) que também disponibiliza cuidados de saúde aos brasileiros nas mesmas condições dos portugueses. Enquanto não tem a autorização de residência formalizada o brasileiro pode receber os cuidados de saúde no SNS, nas mesmas circunstâncias dos portugueses, mediante o certificado de assistência médica (PB4). Este documento PB4 é pedido online no Brasil. Além disso, quando tiver a autorização de residência aprovada, pode solicitar o número de SNS, junto do centro de saúde da área da residência ou numa loja do cidadão.

5 – Alojamento

Para solicitar a autorização de residência necessita de comprovar o alojamento em Portugal. Todavia, há diversos tipos de alojamento que podem ajudar os imigrantes brasileiros, numa fase inicial. Saiba mais aqui. Contudo, caso opte por um arrendamento de casa, vai necessitar do seu NIF.

6 – Autorização de residência para emprego Portugal para brasileiros

A Autorização de Residência (AR) é um documento que comprova que a pessoa reside de forma legal em Portugal. Além disso, a AR pode ser temporária (até 12 meses, renovável) ou então permanente (renovável de 5 em 5 anos).

A AR é solicitada presencialmente em Portugal, no SEF, mediante agendamento prévio. Por isso, no dia do agendamento com o SEF, deve levar a documentação abaixo. Além disso, tenha em atenção que ela pode variar consoante o tipo de residência ou trabalho, verificar aqui.

  • 2 fotos tipo passe
  • Passaporte válido
  • Visto de residência (para trabalho) válido
  • Comprovativo de meios de subsistência (extratos bancários, etc…)
  • Comprovativo de alojamento (contrato de renda, etc..)
  • Autorização para o SEF consultar os seus registros criminais no Brasil
  • Comprovativo de parentesco (caso de reagrupamento familiar)
  • Comprovativo de inscrição na autoridade tributária (ou NIF)
  • Comprovativo de inscrição na Segurança Social (ou NISS)
  • Comprovativo PB4, número utente SNS (ou comprovativo de inscrição) ou seguro privado de saúde

Além disso, o SEF vai confirmar que o requerente não está presente nestes 2 sistemas de informação:

  • Sistema de Informação Schengen
  • Sistema Integrado de Informações do SEF para efeitos de não admissão

Os pedidos de autorização de residência, para o emprego Portugal para brasileiros, habitualmente, demoram entre 2 a 3 meses a serem analisados e respondidos pelo SEF.

Saiba mais sobre como funcionam em Portugal os processos de recrutamento e seleção temos dicas que o podem ajudar.

Conheça também as ofertas de emprego que publicamos no Empregos Hoje. Sabe como se candidatar com uma boa carta de apresentação? Saiba como fazer uma carta de apresentação para candidatura a emprego.

Scroll to Top