processos de recrutamento e seleção

Processos de recrutamento e seleção. Dicas e ajuda para ter sucesso

Conheça o que são os processos de recrutamento e seleção e as nossas dicas e ajudas para ter sucesso em conseguir o emprego que pretende. Saiba mais ao ler este artigo.

O que são processos de recrutamento e seleção?

Sem dúvida que recrutamento e seleção é o nome dado ao processo de recursos humanos para a contratação de novos profissionais nas empresas. Ele envolve portanto diversas etapas, entre elas a da entrevista, que é uma das principais, para avaliar se o candidato ao emprego corresponde aos requisitos da função que se pretende contratar e também se está alinhado com a cultura e os valores da empresa. Esta é contudo uma das etapas cruciais. Enquanto o recrutamento é a atração de candidatos para uma oferta de emprego, a seleção de pessoas está relacionada com a triagem e escolha dos candidatos mais adequados para cada oferta. Conheça as etapas que constituem os processos de recrutamento e seleção.

Quais as etapas dos processos de recrutamento e seleção?

Existem diversas abordagens possíveis para o processo de recrutamento, mas é comummente aceite que as principais etapas são as seguintes:

1. Candidaturas

Em primeiro lugar nos processos de recrutamento e seleção é necessário definir a função a contratar e dar a conhecer, para iniciar a geração de volume de candidaturas. Para o efeito devem ser publicados anúncios nos meios online e/ou offline adequados para o objetivo que se pretende. Além disso pode também utilizar os meios de networking e rede de contatos para chegar aos candidatos certos. O objetivo desta etapa é, acima de tudo, promover a função e atrair os candidatos corretos para determinada oferta de emprego. Pretende-se gerar volume de candidaturas para que possa existir uma base para depois triar os candidatos mais adequados.

2. Triagem de CVs

Nesta etapa, normalmente muito trabalhosa para os recursos humanos, trata de identificar os melhores candidatos para a vaga de emprego. Ou seja, de todas as candidaturas recebidas para determinada função, pretende-se selecionar os candidatos mais adequados.

Para ajudar neste momento crítico do processo, existem sistemas de Recrutamento e Seleção que ajudam a automatizar esta tarefa, em conjunto com os RH. Estes sistemas, inclusive, podem utilizar testes de aptidão para realizar a triagem inicial, colocando aos candidatos desafios relacionados com certas competências, como questionários de lógica, português, inglês etc.

Com este recrutamento mais inteligente, os profissionais de RH terão um período mais longo para se dedicarem à análise criteriosa dos currículos identificados como de maior potencial.

Triagem de CVs

3. Entrevistas

Efetuar as entrevistas aos candidatos selecionados na triagem inicial dos processos de recrutamento e seleção. A entrevista consiste num plano de perguntas pensadas previamente e aplicadas igualmente entre os candidatos. Possibilita, assim, maior objetividade e imparcialidade na avaliação das respostas e dos indivíduos. As dinâmicas de grupo e/ou as entrevistas de painel (entrevista com vários candidatos ao mesmo tempo) são boas técnicas e recursos para esta etapa.

Cada formato de entrevista é adequado à realidade de cada empresa e de cada entrevistador. Entretanto, pesquisas mostram que a preparação do momento da entrevista aumenta a probabilidade da assertividade da contratação e reduz os erros ou dúvidas na contratação.

4. Contratação

Formalização dos candidatos selecionados. Através do funil de recrutamento, chegamos finalmente ao candidato ou candidatos selecionados e esclarecem-se as últimas dúvidas de parte a parte, acertam-se os últimos pormenores sobre a formalização do contrato. Salário, condições e vantagens. Bem como deveres e obrigações, e outros requisitos necessários.

5. Indicadores

Importante é também produzir os indicadores do processo de recrutamento, para que possam contribuir para a melhoria contínua e real efetividade do processo de recrutamento.

Como preparar-me para os processos de recrutamento e seleção?

Os processos de recrutamento e seleção exigem alguma preparação da parte dos candidatos. Acima de tudo, a preparação para a entrevista de emprego é talvez o ponto chave que pode ditar ou não o sucesso da mesma. Portanto, se o chamaram para uma entrevista, é fundamental que se prepare a 100%. Para isso, terá de investigar e estudar muito bem a empresa, as áreas de negócio, o tipo de atividade, entre outras coisas.

Deve chegar à empresa a dominar o que a mesma faz, um pouco da sua história e de que forma poderá contribuir futuramente. Hoje em dia, na era da globalização, não há razão para não se preparar convenientemente.

Além disso, tente imaginar as questões que lhe vão colocar, tendo em conta a função e o tipo de empresa. Fale com outros candidatos ou colegas, amigos que já passaram pelo mesmo. A partilha de informação e experiências na nossa rede de contatos ajuda a identificar os tópicos que devemos ter sempre presente. E que exigem alguma preparação. Exemplos: algum detalhe da atividade da empresa, momentos bons e momentos maus, desafios ultrapassados e futuros, etc..

A primeira impressão é a chave

A primeira impressão que damos na entrevista é a mais importante e vai condicionar todo o resto do processo. Vá bem preparado e decidido a conseguir o seu emprego nos processos de recrutamento e seleção. Mantenha sempre a calma e tente controlar o nível de ansiedade inicial, todos já passámos pelo mesmo.

Na entrevista faça algumas perguntas pertinentes, demonstre interesse pela função e também pela atividade da empresa. Isso ajuda a mostrar motivação e empenho.

Saiba as melhores técnicas para fazer as suas cartas de apresentação para os processos de recrutamento e seleção .

Se é Brasileiro conheça também as nossas dicas para encontrar emprego com sucesso em Portugal. Acompanhe também as vagas e oportunidades mais recentes na nossa página Facebook dos Empregos Hoje em Portugal.

Deslocar para o topo