Emprego na Suíça com alojamento: Oportunidades, Plataformas, Vistos e Dicas
Procurar por empregos na Suíça pode ser mais simples do que muitos imaginam. O país é conhecido pela sua receptividade com os estrangeiros e pela ampla oferta de vagas.
Para quem sonha em trabalhar na Suíça, o país oferece uma alta qualidade de vida, educação de excelência, um sistema de transporte público eficiente e uma localização privilegiada no coração da Europa, que facilita viagens rápidas a países como França, Alemanha e Itália.
Se encontrar um emprego na Suíça faz parte dos seus planos, continue a ler e descubra como se preparar para não ficar sem oferta de trabalho ao chegar ao país.
Empregos na Suíça sem Qualificação
Para quem procura empregos que não exigem qualificação, a Suíça oferece oportunidades na área de limpeza, construção, trabalhos domésticos e na indústria. Embora os salários não sejam dos mais altos, estas posições permitem-lhe começar a ganhar experiência no idioma local e a ganhar confiança para procurar empregos mais remunerados.
Contudo, para aproveitar ao máximo as melhores oportunidades, é relevante apresentar um currículo bem estruturado, estar ativo em plataformas como o LinkedIn e dominar um dos quatro idiomas oficiais: alemão, francês, italiano ou inglês.
Grande procura de Empregos na Suíça
No mercado de trabalho suíço, profissionais da área de Tecnologia da Informação têm um grande procura. Com a crescente digitalização, as empresas oferecem diversas vagas de emprego na Suíça e com salários atrativos. Para quem tem experiência em TI, encontrar emprego na Suíça não deverá ser um desafio. Para empregos menos qualificados há muita oferta de trabalho em campanhas fruta Suíça. Na área industrial existe procura e diversas ofertas de trabalho na Suíça em fábricas, como para a Nestlé e muitas outras.
Emprego na Suíça para quem fala português
Muitas empresas na Suíça têm ligações com Portugal e com o Brasil, sobretudo no setor bancário e construção civil, abrindo portas para portugueses e brasileiros que procuram emprego na Suíça. A fluência nos idiomas oficiais pode não ser um fator decisivo, sobretudo em empresas que fazem negócios com Portugal e com o Brasil. Além disso, brasileiros com cidadania europeia têm ainda mais facilidade em garantir uma posição no mercado de trabalho suíço. Para quem não tem cidadania europeia, é necessário obter um contrato de trabalho antes de solicitar o visto de trabalho Suíça.
Visto de Trabalho na Suíça
O visto de trabalho na Suíça é solicitado pela empresa que está a contratar e passa pela aprovação de diversas entidades suíças. Portugueses ou Brasileiros com cidadania europeia podem permanecer até três meses na Suíça e solicitar autorização de residência após conseguirem uma oferta de emprego. Aqueles sem cidadania europeia devem obter um contrato de trabalho antes de iniciar o processo de visto. Entre os documentos exigidos estão o passaporte, fotografias recentes e a autorização emitida pelas autoridades suíças.
Empregos na ONU na Suíça
Genebra, na Suíça, é uma das sedes da ONU, oferecendo uma variedade de cargos para profissionais de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros. Para se candidatar, é obrigatório o domínio do inglês e o processo de seleção é feito diretamente no sistema da ONU. Conheça as ofertas de emprego em Zurique e também as ofertas de emprego na Suíça em Genebra.
Onde procurar trabalho na Suíça
Se está à procura de empregos na Suíça, os seguintes sites são excelentes pontos de partida:
Também pode contar com agências de trabalho Suíça para recrutamento em áreas mais especializadas, como a Manpower e a Adecco, que ajudam estrangeiros a encontrar vagas no mercado suíço.
Salários na Suíça
Os salários na Suíça estão entre os mais altos da Europa. No entanto, o país não possui um salário mínimo estipulado por lei, sendo os valores acordados diretamente entre o empregador e o empregado. O valor médio dos salários pode ser consultado em plataformas como o PayScale ou através de ferramentas oferecidas pelas autoridades suíças.
E se Perder o Emprego na Suíça?
Caso perca o seu emprego na Suíça, o governo pode oferecer um apoio financeiro de até 80% do último salário durante um período de até dois anos. Além disso, o governo disponibiliza conselheiros para ajudar na reestruturação do currículo e na preparação para futuras entrevistas.
Com uma boa preparação e foco nas oportunidades certas, conseguir um emprego na Suíça pode ser o início de uma carreira promissora e uma vida cheia de benefícios num dos países com maior qualidade de vida no mundo.