SIGRHE concursos

SIGRHE concursos – Como candidatar a vagas nas escolas? Professores, auxiliares, limpeza e mais

O SIGRHE é a aplicação ou sistema informático do Estado que disponibiliza as vagas nas escolas, é através desta aplicação que os candidatos devem candidatar-se às vagas de docente e não docente nas escolhas. Saiba mais sobre SIGRHE concursos neste artigo.

Os agrupamentos de escolas podem celebrar contratos de trabalho para assegurar necessidades de serviço docente e de formação em áreas técnicas específicas, bem como de pessoal não docente.

A aplicação SIGRHE (Sistema Interativo de Gestão dos Recursos Humanos da Educação) possibilita ao candidato a gestão das suas candidaturas às ofertas de trabalho, feitas pelos Agrupamentos de Escola ou Escolas não Agrupadas, e verificar as colocações na Bolsa de Recrutamento.

SIGRHE concursos – novas vagas de emprego

Aceder ao portal SIGRHE

Para aceder ao portal do SIGRHE é na seguinte ligação: https://sigrhe.dgae.medu.pt/ e para entrar no portal é necessário já estar previamente registado na mesma.

image

Assim, o acesso à aplicação da Bolsa de Recrutamento / Contratação de Escola efetua-se através dos códigos habitualmente utilizados pelo candidato: n.º de utilizador (user) e palavra-chave (password). Estas credenciais consistem num número de utilizador com 10 dígitos atribuído pela DGAE, bem com numa password.

Caso ainda não tenha as suas credenciais, é necessário primeiro criar um novo registo. Após ter criado o seu utilizador e ter recebido o número de utilizador, a sua conta ficará ativa imediatamente a seguir ao registo. No entanto, a ativação para outras aplicações externas ao SIGRHE poderá levar até 24 horas. Se já possui um número de utilizador para aceder às aplicações do SIGRHE, não deve criar novo utilizador.

Colocar a habilitação e qualificação profissional

Após efetuar a login com sucesso, aceder ao separador Situação Profissional. Nesse mesmo écran aceder depois ao menu Contratação Escola e depois selecionar a opção Habilitações, conforme visível na imagem em baixo.

image 1

Nas habilitações pode confirmar a informação que já tinha introduzido no momento da criação do seu registo inicial na SIGRHE ou atualizar com nova informação ou corrigir informação desatualizada. Pode fazer a gestão das respetivas habilitações profissionais, próprias ou de outras formações que possua. Pode também atualizar ou introduzir formações que tenha tido entretanto.

Candidatar a uma vaga emprego numa escola

Para visualizar e candidatar a uma vaga de emprego numa escola aceder à opção Candidatar que está no menu Contratação Escola.

Para visualizar as vagas de acordo com os critérios que pretende deve utilizar um ou mais filtros de pesquisa, e depois carregar em Pesquisar.

  • Zona Pedagógica
  • Código do Agrupamento de Escolas ou da Escola não Agrupada
  • Tipo de Necessidade
  • Número de Horas
image 2

Visualizando os horários, poderá selecionar aqueles para os quais pretende apresentar candidatura e consultar todos os detalhes a eles associados, clicando sobre os mesmos.

Se constatar que o horário selecionado é o pretendido, pode apresentar a sua candidatura carregando no botão CANDIDATAR. Após preenchimento das respostas aos critérios, deverá SUBMETER para efetivar a sua candidatura.

Posteriormente, pode acompanhar a evolução do estado da sua candidatura na opção Candidaturas no menu Contratação Escola. O candidato pode consultar todas as candidaturas que submeteu.

image 3

São listadas as candidaturas aceites pelo Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada e que necessitam de aceitação ou rejeição por parte do candidato. Selecionando a candidatura pretendida, o docente deve proceder à aceitação ou à não aceitação do horário.

Consulte também outros artigos de emprego no Empregos Hoje.

Scroll to Top